quarta-feira, 15 de maio de 2013

HISTÓRIA ORAL com ALESSANDRO PORTELLI




25 e 26 de Junho de 2013

Casa da Achada – Centro Mário Dionísio



Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Coordenação de (IHC/FCSH-UNL) e Miguel Cardina (CES-UC/IHC-UNL)

Os debates em torno da História Oral têm recuperado a reflexão metodológica e epistemológica em torno da investigação historiográfica e da memória em geral, bem como acerca da natureza e o uso das fontes em particular. O Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa recebe Alessandro Portelli para debater as limitações, os caminhos e as potencialidades que se levantam hoje à História Oral. Professor na Universidade de La Sapienza, Roma, a relação de Portelli com a História Oral remonta à década de 1970, contribuindo para a passagem de uma ideia de história oral baseada numa atitude mais defensiva, que acentua a preocupação com a objectividade, para uma potenciação das características especificas das fontes orais. Portelli, que fundou o Circolo Gianni Bosio para a investigação sobre música e cultura popular, desenvolveu inúmeros trabalhos de campo nos Estados Unidos da América e em Itália, entre as suas obras mais importantes contando-se The Death of Luigi Trastulli and other stories: Form and Meaning in Oral History (State Univ. of New York Press, 1991) The Order Has Been Carried Out: History, Memory and Meaning of a Nazi Massacre in Rome (Palgrave Macmillan, 2004) e They Say in Harlan County: An Oral History (Oxford University Press, 2010).

25 DE JUNHO | 18H30 | CASA DA ACHADA - CMD
Debate de lançamento do livro A Morte de Luigi Trastulli e Outros Ensaios – Ética, Memória e Acontecimento na História Oral, de Alessandro Portelli, publicado pelas edições unipop. O debate contará com a participação de Alessandro Portelli e Miguel Cardina.

26 DE JUNHO | 10H-13H | FCSH-UNL, AUDITÓRIO 1, TORRE B
O seminário inicia-se com intervenção de Alessandro Portelli sobre as suas investigações actuais, seguida de debate e espaço para que os restantes participantes no seminário partilhem questões relativas à sua própria pesquisa. Para o seminário é necessária inscrição, devido ao número limitado de lugares. Inscrições para: ihc@fcsh.unl.pt.
https://www.facebook.com/events/542602845778487/?ref=3

Sem comentários:

Enviar um comentário